Linha Verde

 

O Programa Linha Verde é parte das ações desenvolvidas pelo Disque Denúncia do Rio de Janeiro. Ele foi criado em 2013 pelo Instituto MovRio, diante da necessidade de promover uma atuação socioambiental responsável, com a criação de um canal efetivo – 0300.253 1177 – para que toda a população do estado do Rio de Janeiro pudesse denunciar crimes ambientais, especialmente contra a fauna e flora, bem como ameaças às áreas de preservação permanente, às Unidades de Conservação e maus tratos aos animais.

Pelas características das denúncias recebidas é possível afirmar que os crimes ambientais são motivados por três principais fatores: certeza da impunidade, falta de informação e ausência de controle social da população.

 

 

CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR MAIS RESULTADOS E AÇÕES

 

Desde a sua criação, o Linha Verde mantém parceria com alguns órgãos ambientais como o Comando de Polícia Ambiental (CPAm), a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), a Superintendência Integrada de Combate ao Crimes Ambientais (SICCA). Já realizou parcerias com a Secretaria de Estado do Ambiente, com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro, e com os setores ambientais da Polícia Militar e Civil. 

 


 

A equipe do Linha Verde atua orientada por objetivos específicos:


1. Disponibiliza um canal de denúncias anônimas, de credibilidade, para que a população informe às autoridades a respeito de crimes ambientais, especialmente contra a fauna e flora, bem como ameaças às áreas de preservação permanente, às Unidades de Conservação e maus tratos aos animais;


2. Promove e alimenta a ligação entre órgãos que olham pelo meio Ambiente, gerando e mantendo o ciclo de inteligência ativo. Coleta e análise de dados – informação transformada em conhecimento – identificação de problemas, acionamento de forças sociais capacitadas e formulação de planos de ação;


3. Estimula a educação ambiental (sensibilização da população para o tema) e a perspectiva de conservação de recursos naturais. Uma equipe é responsável pelo monitoramento das denúncias e pelo estabelecimento de parcerias para seu atendimento; 


4. Organiza campanhas junto à imprensa e/ou em redes sociais para mobilização da população a respeito da importância em denunciar todo e qualquer tipo de crime contra o meio ambiente.

 

 

Valores do Linha Verde


. Econômico + Impacto Social
Acredita que progresso econômico e avanço social são dois lados da mesma moeda, indissociáveis. Um potencializa o outro. Toda solução econômica precisa gerar um impacto social positivo, e vice-versa.

. União + Justiça
Inspira em nossos públicos o sentimento de unidade e interdependência: ações individuais impactam toda a sociedade. Juntos, pensando um no outro, somos mais fortes e eficientes: construímos soluções mais justas, abrangentes e sustentáveis.

. Inteligência + Ação
Coleta informação e transforma em conhecimento: analisa, observa padrões e identifica problemas, para em seguida, acionar e empoderar as forças sociais que executarão a solução.

. Olhar + Responsabilidade
Desperta uma nova consciência socioambiental: primeiro, a percepção do problema, o condicionamento do olhar; em seguida, o dever cívico, cidadão, a responsabilidade que temos de nos proteger, de cuidar do meio em que vivemos.