Disque Denúncia


5ª UPAm resgata pássaros de cativeiro em Nova Friburgo


Os pássaros foram levados à APA Macacu

06/11/2022
5ª UPAm resgata pássaros de cativeiro em Nova Friburgo

Policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos resgataram neste domingo (06), nove pássaros da fauna silvestre brasileira de cativeiro em Nova Friburgo, na região serrana. Os agentes chegaram ao local após terem recebido informações encaminhadas pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente.

De acordo com a equipe da 5ª UPAm, a denúncia mencionava que em uma residência no bairro São Cristóvão, haveria criação ilegal de animais com objetivo de comercializá-los. Munidos com as informações, os policiais então procederam à Rua João Cruzal Amorim e após autorização por parte do morador do imóvel, identificaram quatro pixanxão, quatro coleiros e um tizil, todos sem as anilhas de identificação ou as licenças necessárias. Diante dos fatos, os agentes recolheram os animais e se deslocaram à 151ªDP, onde a ocorrência foi registrada. Vale ressaltar que os pássaros foram encaminhados à APA Macacu, onde após triagem serão devolvidos ao habitat natural.

O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, solicita a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do Rio. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza o serviço via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente