Disque Denúncia


Dez pássaros silvestres são resgatados de cativeiro em Vassouras


O responsável não apresentou as licenças pertinentes

19/08/2022
Dez pássaros silvestres são resgatados de cativeiro em Vassouras

Através de uma denúncia sobre guarda ilegal de animais silvestres encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), policiais militares estiveram nesta sexta-feira (19) no município de Vassouras, onde resgataram 10 pássaros da fauna silvestre brasileira de cativeiro.

Em deslocamento com objetivo de averiguar a denúncia, os agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Concórdia tiveram a atenção voltada para uma residência na Rua Antônio Francisco Barbosa, no bairro Bacia da Pedra, onde havia diversas gaiolas penduradas na varanda. Durante a fiscalização, os policiais da 2ª UPAm identificaram três canários da terra, três coleiros, dois tico ticos, um pintassilgo e um trinca ferro, todos sem anilhas de identificação. Foi feito contato com o responsável pelos animais e, por não apresentar a licença específica para mantê-los em cativeiro, contrariando assim o artigo 29 da lei de crimes ambientais, foi encaminhado à 95ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Todos os pássaros foram encaminhados ao Parque Estadual da Serra da Concórdia, onde serão devolvidos ao habitat natural.

O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, solicita a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do RJ. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza o serviço via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente