Disque Denúncia


Pássaros da fauna silvestre são resgatados em Campos após denúncia feita ao Linha Verde


As aves foram encaminhadas ao Parque Estadual do Desengano, onde serão reintroduzidas em seu habitat natural

26/02/2021
Pássaros da fauna silvestre são resgatados em Campos após denúncia feita ao Linha Verde

Uma denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente - sobre guarda de animais silvestres, levou policiais militares a resgatarem nesta sexta-feira (26), quatro pássaros da fauna silvestre brasileira que eram mantidos em cativeiro no município de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

A denúncia citava que o dono mantinha as aves engaioladas e que poderiam ser utilizadas em torneios de canto. Os agentes da Unidade de Policiamento Ambiental Desengano então se dirigiram à Rua Roberto Pinto de Andrade, no bairro Goytacazes, onde, após contato com o responsável pelo imóvel denunciado, constataram a existência de dois tizius e dois coleiros, sem nenhuma anilha, presos em gaiolas. Quando questionado sobre as licenças necessárias para mantê-los em cativeiro, o mesmo informou não as possuir e por ser crime com base no artigo 29 da lei 9605/98, foi conduzido à 134ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Ainda de acordo com a 3ª UPAm, os pássaros foram levados ao Parque Estadual do Desengano, onde serão reintroduzidos ao habitat natural.

O Linha Verde solicita a população de todo o Estado do RJ que continue a denunciar crimes ambientais através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ” ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente