Disque Denúncia


Denúncia do Linha Verde feita pelo aplicativo leva polícia a apreender pássaros silvestres em torneio de canto em Itaocara


De acordo com os agentes, oito coleiros que estavam sem identificação foram apreendidos

11/03/2019
Denúncia do Linha Verde feita pelo aplicativo leva polícia a apreender pássaros silvestres em torneio de canto em Itaocara

Neste domingo (10), após informações encaminhadas pelo Linha Verde (0300 253 1177), policiais da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano flagraram um torneio de canto de pássaros onde oito coleiros foram apreendidos.

Segundo os agentes da 3ª UPAm, na Rua Maria Carmen Veiga, no interior do Clube Sino de Ouro, foi observada uma roda de canto com 62 coleiros anilhados e documentados, além nove coleiros com anilhas, mas sem que se encontrasse o responsável pelos mesmos e oito coleiros sem anilhas dentro de um banheiro nas dependências do clube. No momento da fiscalização foi apresentada uma autorização do INEA com validade até dezembro de 2018, mas não havia nenhum veterinário no local e tampouco relação com data dos eventos.

Diante do exposto e com base no artigo 29 da lei 9.605/98, foram arrecadados os pássaros sem anilhas e os pássaros sem os proprietários e conduzidos à 135ª DP onde o veterinário se apresentou depois, apresentando a documentação dos nove pássaros anilhados.

Vale reforçar que nas regiões norte e noroeste fluminense a população pode denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, pelo telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou através do aplicativo “Disque Denúncia RJ” onde é possível enviar fotos e vídeos com a garantia do anonimato.