Disque Denúncia


Polícia Ambiental fiscaliza empresa de lixo que mantinha tonéis de combustível armazenados de forma irregular em Itaguaí


De acordo com os agentes, o local foi localizado após denúncias encaminhadas pelo programa Linha Verde

15/02/2019
Polícia Ambiental fiscaliza empresa de lixo que mantinha tonéis de combustível armazenados de forma irregular em Itaguaí

Nesta quinta-feira (14), policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual da Juatinga estiveram no município de Itaguaí, com o objetivo de checar informações encaminhadas pelo Linha Verde (0300 253 1177) sobre uma empresa de coleta de lixo que possuía tonéis de combustível armazenados de forma inadequada, que poderiam vir a poluir o lençol freático.

No interior da empresa, situada na Rua Franklin Rodrigues Gomes, no bairro Brisamar, os policiais da 4ª UPAm puderam constatar diversos recipientes contendo resíduos de óleo e graxa expostos ao tempo e alguns derramados ao solo, além de um caminhão que passava por manutenção e de onde vazava um líquido oriundo da caçamba. Nenhum tanque de armazenamento de combustível possuía sistema de contenção de vazamento e, quando questionaram o responsável sobre as licenças ambientais, o mesmo informou que as possuía, porém encontravam-se na sede da empresa, no município de Duque de Caxias. Como no momento da fiscalização ele não tinha a licença específica e por ter sido constatado crime ambiental (poluição) de acordo com o artigo 56 da lei 9605/98, os policiais da UPAm procederam à 50ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Vale reforçar que crimes ambientais no Estado do Rio podem ser denunciados ao Linha Verde, através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ” enviando fotos e vídeos. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.