Disque Denúncia


Polícia resgata pássaros silvestres de cativeiro e confirma denúncia de corte de árvores com motosserra em Itaboraí


A ação ocorreu com o auxílio de policiais da 6ª UPAm

27/10/2018
Polícia resgata pássaros silvestres de cativeiro e confirma denúncia de corte de árvores com motosserra em Itaboraí

Nesta sexta-feira (26), após terem recebido denúncia encaminhada pelo Linha Verde (0300 253 1177), sobre corte de árvores em Itaboraí, na região metropolitana, policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Tiririca, conseguiram resgatar nove pássaros da fauna silvestres que eram mantidos em cativeiro sem as devidas licenças.

Segundo a 6ª UPAm, no interior de um sítio localizado na Rua Acurcio Torres, no Outeiro das Pedras, os policiais constataram a existência de pelo menos seis árvores cortadas por três homens com o uso de motosserra. Quando questionados sobre as autorizações necessárias para a atividade, os mesmos informaram que não as possuíam, e que realizavam o corte por conta de um serviço que fora contratado pelo dono do sítio, que naquele momento não se encontrava na localidade. Durante a fiscalização no terreno, os policiais ambientais ainda localizaram seis tizius, dois canários da terra e um coleiro, todos sem anilhas de identificação junto ao IBAMA. Diante dos fatos e amparados pelos artigos 51 e 29 da lei de crimes ambientais (9605/98), os agentes se deslocaram à 71ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Todas as aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, na Baixada Fluminense, onde após tratamento serão devolvidas ao seu habitat natural.

Vale ressaltar que a população pode denunciar qualquer crime ambiental no Estado do Rio ao Linha Verde, pelos telefones 2253 1177 e 0300 253 1177(custo de ligação local), ou ainda pelo APP “Disque Denúncia RJ”, enviando fotos e vídeos com a garantia do anonimato.