HISTÓRICO
Maycon da Silva Ferreira, o MK é ligado à facção Comando Vermelho e é um dos líderes do trafico de drogas quem agem na cidade de Miracema, mais precisamente nas localidades de obtidas através de investigações identificaram atividade de venda de drogas em lugares conhecidos como Cruzeiro, Curva do ?S?, Vila Nova, Cehab e Nossa Senhora de Fátima, no Noroeste Fluminense.
O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do MP (Ministério Público), realizou dia (16/2/17) a Operação Ybira, que investiga o envolvimento de onze pessoas com o tráfico em Miracema. As drogas e armas seriam enviadas por homens da comunidade do Jacarezinho, zona norte do Rio.
Segundo o MP, José Fernando de Oliveira Santos, conhecido como "Nandinho do Jacaré"; Maycon da Silva Ferreira, o "MK"; e Roger Wellington Mendes da Silva, o "RG", eram os homens do Jacarezinho, responsáveis pela distribuição das armas e drogas na cidade.
O esquema foi descoberto a partir de denúncias recebidas pela Promotoria de Justiça Criminal de Miracema. De acordo com o mandado de prisão expedido pela 2ª Vara da Comarca de Miracema, os suspeitos são acusados de ameaçar moradores que não aceitavam guardar drogas e armamentos do grupo em suas casas. Além disso, eles também respondem por cooptação mulheres e adolescentes para trabalharem de ?mula? em suas operações.
Pelo Sistema de Cadastramento de Mandados de Prisão ? Polinter e Banco Nacional de Mandados de Prisão ? CNJ ? constam dois mandados de prisão, pelos crimes de 1 - Associação Criminosa (Art. 288 - Código Penal); Associação Para a Prática de Tráfico Ilícito de Substância Entorpecente (Art. 14 - Lei 6.368/76); Corrupção de Menores - Eca (Lei 8.069/90 - Art. 244 B), 2 - Lesão Corporal Decorrente de Violência Doméstica (Art. 129, § 9º e / Ou § 11 - Cp); Ameaça (Art. 147 - CP), n/f dos art. 5º e 7º da Lei 11.340/06.
Pelo Sistema de Identificação criminal, constam nove anotações criminais por: agressão, receptação, tráfico de drogas.
Pelo Sistema de Identificação Penitenciária, consta que o procurado já teve passagem pelo sistema prisional. Ele ingressou em 06/2014, indo cumprir pena no Presídio Diomedes Vinhosa Muniz, saindo em liberdade em 10/2014, da Cadeia Pública Milton Dias Moreira.