PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

 

01

Posso fazer denúncias para qualquer município do Rio?

 

O Disque Denúncia recebe informações sobre todo o estado do Rio de Janeiro. Na Região Metropolitana utilize o (21) 2253-1177. Nas demais regiões utilize o telefone 0300-253-1177 (elimina tarifas DDD) ou através do APP Disque Denúncia RJ.

02

É verdade que o Disque Denúncia faz homenagens aos policiais? Por quê?

 

Sim. Essa homenagem recebe o nome de Destaque Policial do Disque Denúncia e tem por objetivo divulgar o bom desempenho das polícias e reconhecer, publicamente, seus profissionais. São homenageados aqueles que cumprem sua tarefa de maneira legítima, sem violar direitos e gerar vítimas. As operações policiais devem ser baseadas em informações do Disque Denúncia e seus resultados divulgados na imprensa, visando a construção de uma relação de confiança da população com sua polícia.

03

Por que vocês não utilizam um número mais simples ao invés do 2253-1177?

 

O Disque Denúncia é uma central telefônica destinada a receber informações anônimas da população sobre atividades criminosas. Não é um serviço de emergência e não concorre com estes serviços, como o 190 e o 192, por exemplo. Para formar um banco de dados confiável, preferimos utilizar um número de oito dígitos e pago. Assim, o nosso denunciante aporta informações confiáveis ao nosso banco de dados, trazendo mais credibilidade às nossas denúncias e análises criminais. Por isso também, recebemos pouquíssimos trotes e informações irrelevantes.

04

O Disque Denúncia tem equipes de investigação, que vão aos lugares indicados para verificar o que está acontecendo?

 

Não. O Disque Denúncia não pode substituir o papel da polícia ou de qualquer órgão fiscalizador para investigar e prender alguém. Todas as informações recebidas são enviadas às unidades competentes, que realizam as investigações e as operações necessárias.

 

05

Como funciona a parceria entre o Governo e a ONG que administra o Disque Denúncia?

 

O Instituto MovRio, gestor do serviço Disque Denúncia Rio, e as Secretarias de Estado da Polícia Civil e da Polícia Militar mantém uma parceria em que cada um dos integrantes dá suporte às operações do Disque Denúncia, com responsabilidades independentes. Não há transferência de recursos entre eles.A Secretaria de Estado da Polícia Civil fornece o espaço onde funciona a Central do Disque Denúncia. O Instituto responde pela manutenção operacional, instalações e equipamentos, além dos pagamentos de recompensas e benefícios salariais (cesta básica, plano de saúde, planos de treinamento e gratificações) e todos os custos das campanhas publicitárias.

06

O Disque Denúncia só recebe informações sobre o crime organizado e o tráfico de drogas?

 

Não. O Disque Denúncia recebe informações sobre quaisquer atividades ilícitas e sobre todo e qualquer tipo de crime. Pode ser um produto falsificado, crimes contra o meio ambiente, violência doméstica, ou um crime grave, como sequestro, tráfico de armas ou drogas.

 

07

O atendimento no Disque Denúncia é feito por policiais?

 

Não. Os atendentes do Disque Denúncia são profissionais de telemarketing, treinados permanente, que entrevistam os denunciantes, orientando-os e sempre atentos as suas aflições e queixas.

08

O que o Disque Denúncia faz quando recebe denúncias sobre corrupção policial?

 

Todas as denúncias sobre corrupção policial ou desvio de conduta de agentes da lei são enviadas às Corregedorias da Polícia Militar e da Polícia Civil

09

Como funciona a garantia de anonimato e como posso acompanhar minhas denúncias?

 

As ligações para o Disque Denúncia não são rastreadas ou gravadas. Ao ligar para o (21) 2253-1177, você receberá uma senha. Esta será a sua referência se precisar acompanhar o andamento da investigação, ou trazer novas informações sobre o caso.

10

O Disque Denúncia é da Polícia Militar?

 

Não. O Disque Denúncia tem gestão de uma organização civil sem fins lucrativos - o Instituto MOVRIO que atua em parceria com as Secretarias de Estado da Polícia Civil e da Polícia Militar.