Disque Denúncia


Projeto de Lei instituindo a “Semana de Incentivo ao Disque Denúncia” é sancionado pelo Estado.


A nova lei, de autoria do deputado Carlos Macedo, foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (11). 

11/05/2017
Projeto de Lei instituindo a “Semana de Incentivo ao Disque Denúncia” é sancionado pelo Estado.

O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) sancionou um projeto de lei para incluir no calendário do Estado a "Semana de incentivo ao Disque-Denúncia e outros canais de telefonias anônimos referentes à denúncia no Estado do Rio de Janeiro".

De acordo com a lei, de autoria do deputado Carlos Macedo, e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (11), durante a primeira semana do mês de maio, os mecanismos de propaganda estadual vão poder ser usados para incentivar o uso dos serviços pela população. O objetivo é ampliar o interesse da população em denunciar visando à apuração de crimes e outros delitos por meio de denúncia anônima, via telefone.
Para o deputado, apesar dos resultados mostrarem disposição da população em não aceitar mais a impunidade e a omissão, ainda é possível encontrar barreiras que devem ser suplantadas. Ainda segundo ele, é preciso estimular a denúncia anônima dos cidadãos, ajudando assim nas investigações criminais de quaisquer naturezas, que tantos prejuízos causam ao homem de bem e às instituições públicas e privadas.

 “Queremos fortalecer a ideia de que é possível mobilizar todos sobre a importância da utilização, de forma responsável, desses dispositivos. O ato de denunciar traz muitos benefícios no auxílio a investigações pela polícia e outros órgãos responsáveis. Reforçar a imagem do serviço e estimular um maior número de pessoas a prestar informações elucidativas, soluciona, muitas vezes, procedimentos policiais estagnados por falta de suporte investigatório” .

Deputado Estadual Carlos Macedo

 

 

De acordo com um levantamento realizado pela equipe de análise do Disque-Denúncia, no mês de abril de 2017 foram cadastradas 7.116 denúncias. Em 2016, neste mesmo período, o Disque-Denúncia cadastrou 5.188 denúncias.  

A média de denúncias cadastradas do mês de abril de 2017 é de 297 denúncias.

 

Ranking dos dez principais assuntos do mês de abril de 2017.
 

 

É importante ressaltar que desde agosto do ano passado (2016), também é possível enviar fotos e vídeos pelo aplicativo "Disque Denúncia Rio", que tem 3.942 registros desde sua criação até o mês de abril.


O Disque-Denúncia solicita a população de todo o Estado que continue denunciando qualquer tipo de atividade criminosa através de seu APP de denúncias, onde é possível anexar fotos e vídeos, disponível nas lojas virtuais Google Play e Apple Store ou através dos telefones 2253 1177 (capital) e 0300 253 1177 (interior) no custo de uma ligação local.