Disque Denúncia


Empresa é interditada após denúncia do Linha Verde sobre despejo de esgoto


O chorume estava armazenado em seis tanques e vinha sendo bombeado diretamente para o Valão dos Bois.

14/07/2016
Empresa é interditada após denúncia do Linha Verde sobre despejo de esgoto

Nesta última quarta-feira (13), após uma denúncia do Linha Verde, fiscais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) interditaram a Empresa Foxwater RJ Serviços e Equipamentos Ambientais Ltda, situada no município de Seropédica, na Baixada Fluminense.

A denúncia informava que no local, os resíduos de lixo eram descartados dentro de uma vala irregular e o esgoto vinha sendo despejado dentro de um rio. Após vistoriar o local, a equipe do Inea constatou que a empresa lançava chorume no Valão dos Bois, que desemboca no Rio da Guarda, na Baía de Sepetiba.

Os técnicos constataram que o chorume estava armazenado em seis tanques, dos quais, dois subterrâneos e o produto vinha sendo bombeado diretamente para o Valão dos Bois. A equipe também confirmou que a empresa operava sua Estação de Tratamento de Efluentes Industriais e de Chorume sem a licença de operação. O chorume era oriundo da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Itaboraí.

A empresa foi autuada e será multada com base nos artigos 61 (instalar atividade ou testar qualquer equipamento em desacordo com as condições ou restrições na respectiva licença de instalação) e 87 (operar atividade licenciada em desacordo com as condições ou restrições estabelecidas na respectiva licença de operação), da Lei 3467/2000, que dispõe sobre as sanções administrativas derivadas de condutas lesivas ao meio ambiente no Estado do Rio de Janeiro. A empresa ficará interditada até que seja feita a remedição do local.

Você também pode ajudar a cuidar do Meio Ambiente , denunciando qualquer crime ambiental no Estado do RJ ao Linha Verde, através dos telefones 2253 1177 (capital) ou 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local). O anomato é garantido.