Disque Denúncia


Você sabia que hoje é comemorado o Dia de Proteção às Florestas?


Levantamento do Linha Verde informa que "desmatamento florestal" é o 4º assunto mais denunciando na área de meio ambiente

08/07/2016
Você sabia que hoje é comemorado o Dia de Proteção às Florestas?

O dia de 17 de Julho é o Dia de Proteção às Florestas. Para nós, brasileiros, uma data como essa é de extrema relevância, visto que somos conhecidos mundialmente como o país das florestas. Preservar florestas é sinônimo de proteger a vida.

Segundo números do Linha Verde, projeto do Disque Denúncia que recebe denúncias sobre crimes ambientais, desde o início do ano de 2016, foram registradas mais de 207 denúncias de desmatamento dentre as mais de 2600 denúncias ambientais, sendo o 4º assunto mais denunciado na área de Meio Ambiente. Rio de Janeiro, Cabo Frio, Duque de Caxias, Niterói e Petrópolis foram os municípios onde a população mais denunciou esse ilícito.

Isso significa que a população está cada vez mais consciente sobre a área ambiental e graças ao projeto Linha Verde, é possível verificar que as pessoas estão denunciando cada vez mais o crime de desmatamento, dando visibilidade ao projeto e a preocupação com nossa área verde. Como comparação, neste mesmo período do ano passado, 214 denúncias sobre desmatamento foram registradas, sendo o 4º assunto mais denunciado naquele período do ano de 2015.

Nos últimos anos o Rio de Janeiro deu uma das maiores viradas ambientais de sua história: de vilão passou para herói da conservação de nossas florestas. A fundação SOS Mata Atlântica divulgou relatório sobre o desmatamento no país e o Estado do Rio apareceu como exemplo. Foram 92 hectares destruídos entre 2010 e 2011 contra 140 mil registrados na década de 90.  Além disso, o Rio possui 20% de sua área protegida ou preservada, enquanto que a média dos demais Estados é de 7%.

É importante registrar que esses números de denúncias sobre desmatamento florestal e os dados de desmatamento quase zero no RJ não é algo ambíguo.

Depois da criação do projeto Linha Verde, do Disque Denúncia, a população está cada vez mais atenta e consciente, identificando estágios iniciais de desmatamento, gerando então mais informações para as autoridades e um maior combate preventivo por parte da polícia.

Quando uma floresta deixa de existir, perdemos fauna e flora e isso pode provocar, ainda, o desequilíbrio da cadeia alimentar. Com as espécies carnívoras diminuindo, cresce o número de herbívoros, que podem vir a extinguir mais tipos de vegetais. A perda da cobertura vegetal causa a degradação do solo e, conseqüentemente, a desertificação. A destruição das florestas afeta, também, o clima, já que elas têm importante papel na manutenção da temperatura, nos ventos e no ciclo das chuvas.

Para protegermos cada vez mais nossas florestas, solicitamos que continuem nos denunciando os crimes de desmatamento florestal e extração irregular de árvores em todo o Rio de Janeiro através dos telefones 2253 1177(capital) ou 0300 253 1177(interior, custo de ligação local). O anonimato é garantido. Quando a denúncia chega até o Linha Verde, encaminhamos à Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) responsável, a fim de que possam averiguar essas denúncias e coibir esses ilícitos ambientais.

Conheça mais sobre o Linha Verde, acessando nossa página no facebook através do endereço: www.facebook.com/linhaverdedd