Disque Denúncia


Disque-Denúncia acompanha o crescimento de roubo e furto de cargas no Rio


Segundo o Instituto de Segurança Pública, 2015 teve o maior nº de ocorrências na série histórica da cidade.

30/06/2016
Disque-Denúncia acompanha o crescimento de roubo e furto de cargas no Rio

O Disque-Denúncia vem acompanhando com muita atenção a evolução no número de ocorrências sobre roubo e furto de cargas no Rio de Janeiro. 
Um levantamento feito pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP) aponta que o ano de 2015 teve o maior número de ocorrências de roubo de carga na série histórica do Rio de Janeiro. Um tipo de delito que, segundo o instituto, pode ter um grande impacto na atividade econômica do estado, e que vem em tendência de alta desde 2011. Com base em informações da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, constatou que a capital e a Baixada Fluminense são as duas regiões responsáveis por puxar a tendência recente de alta no número de ocorrências de roubo de carga. Por outro lado, foi possível observar que em 2015 uma redução desse número na região do Grande Niterói (Niterói, São Gonçalo e Maricá), quando comparado a 2014. 

No início de 2016, a mídia divulgou que o número de cargas roubadas que foram recuperadas pela Polícia Civil aumentou 280% em um ano. Segundo as notas, a Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) conseguiu fazer 72 apreensões de mercadorias que foram levadas pelos criminosos, contra 19 no ano anterior. No mesmo período, o crescimento nos casos de roubos de cargas foi de 22,7% (5.890 em 2014, contra 7.225 em 2015).


 

Entre as mercadorias levadas pelos bandidos e que foram recuperadas pela DRFC no ano passado, chama atenção uma carga de insumos para fabricação de coquetel anti-HIV e outra de elevadores de veículos. Os complexos da Pedreira e do Chapadão, ambos em Costa Barros, além do Morro do Engenho, são os locais onde foi recuperado o maior número de cargas.
Também subiram as prisões em flagrante feitas pela especializada: foram 71 em 2014 e 196 no ano passado, um crescimento de 176%. Aumentaram ainda as prisões por mandado de prisão (de 37 para 43), as representações por prisão cautelar (de 55 para 114) e por busca e apreensão (de uma para 117).

Um levantamento feito pela equipe de análises do Disque-Denúncia aponta que no ano de 2015, os cinco bairros com maiores números de denúncias de roubo de cargas foram Anchieta, Ricardo de Albuquerque, Guadalupe, Costa Barros e Pavuna localizados na área do 41º Batalhão de Polícia Militar. 

Atualmente, os roubos de carga são cometidos por traficantes de drogas que atuam nessa região, que é controlada pelo CV, no Complexo do Chapadão e pela ADA no Complexo da Pedreira. Analisando as denúncias, nossa equipe observou que os traficantes visam, principalmente, cargas de cigarros, botijões de gás, bebidas e carnes, pois são mais fáceis de vender entre moradores e no comércio local, além de serem mais difíceis de serem reconhecidos como produtos roubados. 
Ainda foi perceptível uma preferência por cargas de cigarros no Complexo da Pedreira, além de outras comunidades controladas pela ADA e, de botijões de gás no Complexo do Chapadão. É comum nos dois complexos, manterem motoristas e ajudantes reféns, enquanto a carga é descarregada dentro da comunidade. 
Alguns dos pontos mais visados pelas quadrilhas de roubo de cargas são a chegada ao município do Rio, seguindo pela Rodovia Presidente Dutra, a Avenida Brasil, a Via Light e a Rodovia Washington Luis, apresentando esses locais altos números de denúncias de roubo de cargas.

 

 


 


 

 


 

 



 

O Disque-Denúncia continuará acompanhando os casos de roubo e furto de cargas na cidade do Rio de Janeiro sempre disponibilizando sua Central de Atendimento (2253-1177) para o recebimento de informações que ajudem a Polícia do Rio de Janeiro a combater este tipo de crime.


Continue denunciando qualquer crime através do Disque-Denúncia, pelo telefone 2253-1177. 
Ajude a polícia, ajude o Rio de Janeiro. 
Denuncie!
O anonimato é garantido.