Disque Denúncia


Local de descarte de materiais de obra que funcionava em desacordo com normas ambientais é localizado após denúncia do Linha Verde


Todos os envolvidos foram encaminhados à 71ª DP, onde a ocorrência foi registrada
20/04/2016
Local de descarte de materiais de obra que funcionava em desacordo com normas ambientais é localizado após denúncia do Linha Verde

Na última terça-feira (19), após denúncia de irregularidade em uma obra no município de Itaboraí, encaminhada pelo Linha Verde, projeto do Disque Denúncia específico sobre meio ambiente, policiais da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) Serra da Tiririca conseguiram confirmar que o local da obra e de uma outra área que servia como lugar de descarte, estavam funcionando em desacordo com as normas ambientais e com as licenças inválidas para o tipo de operação ali realizada.
 
Seguindo a denúncia do Linha Verde, os policiais chegaram até a BR 101, próximo ao bairro Vila Gabriela, em Manilha, onde encontraram o local onde era realizada a obra denunciada. Questionado, o responsável pela construção apresentou um laudo, onde após análise dos policiais, ficou constatado que a autorização era para um prédio comercial, mas não autorizava a terraplanagem do local. Como havia uma escavadeira hidráulica, um trator e três caminhões, os agentes se questionaram quanto ao local de descarte dos materiais e foram encaminhados à Estrada Velha de Cabuçu, no Sapê. O proprietário deste terreno apresentou uma licença para reciclagem e coleta de resíduos das classes A, B e C da construção civil, porém foi detectado que o local não operava de acordo com as normas ambientais exigidas por lei.
 
Todos os envolvidos foram então encaminhados à 71ª DP, onde a ocorrência foi registrada. O responsável pelo empreendimento foi autuado de acordo com o artigo 60 e o dono do terreno que servia como descarte foi autuado de acordo com o artigo 54, todos incluídos na Lei de Crimes Ambientais.
 
O Linha Verde continua solicitando que a população de todo Estado do Rio denuncie crimes ambientais através dos telefones 2253 1177 (para quem morar na capital e Região Metropolitana) ou 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local). Vale frisar que o anonimato é garantido ao denunciante.
 
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente !