Disque Denúncia


Policiais Militares da 2ª UPAm resgatam pássaros silvestres de cativeiro na Zona Oeste do Rio


Foram encontrados quatro coleiros, dois tizius e um canário da terra, todos sem anilhas de identificação

19/04/2018
Policiais Militares da 2ª UPAm resgatam pássaros silvestres de cativeiro na Zona Oeste do Rio

Uma mulher foi encaminhada à delegacia nesta quarta-feira (18) por manter pássaros da fauna silvestre em cativeiro e sem autorização dos órgãos ambientais em Santa Cruz, na Zona Oeste.

Segundo os policiais da 2ª UPAm (Móvel), a identificação do local só foi possível por conta de informações recebidas através do programa Linha Verde, canal do Disque Denúncia específico para se denunciar crimes ambientais. Quando a equipe chegou em uma residência localizada na Travessa Ferreira, fizeram contato com a moradora e, durante a fiscalização, foram encontrados quatro coleiros, dois tizius e um canário da terra, todos sem anilhas de identificação junto ao IBAMA. Por esse motivo, ela foi levada à 36ª DP para prestar esclarecimentos enquanto que os pássaros foram encaminhados ao Comando de Polícia Ambiental e depois serão transferidos ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde após tratamento serão devolvidos ao seu habitat natural.

Vale ressaltar que desde o início do ano, o Linha Verde já cadastrou mais de 200 denúncias sobre guarda e comércio de pássaros silvestres, auxiliando a polícia a libertar cerca de 200 animais silvestres de cativeiro. Esse tipo de ilícito além de outros crimes ambientais podem ser denunciados através dos telefones (21) 2253 1177 e 0300 253 1177 (custo de ligação local). Você pode denunciar também através do aplicativo “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares, onde é possível enviar fotos e vídeos, sempre coma garantia do anonimato.