Disque Denúncia


Denúncias do Linha Verde do Disque Denúncia ajudam Polícia a combater crimes ambientais


Os crimes aconteceram em Petrópolis e Jacarepaguá.

02/01/2018

Nos últimos dias de 2017 o Linha Verde do Disque Denúncia ajudou a Polícia Ambiental a interromper crimes contra o Meio Ambiente. São eles:

UPAm Três Picos identifica atividade poluidora em área preservada de Petrópolis após informações do Linha Verde

Na primeira ação, denúncias enviadas pelo Linha Verde do Disque Denúncia do RJ, levaram policiais da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) Três Picos a realizar no último final de semana, ações de combate aos crimes ambientais em Itaipava – Petrópolis. Na Estrada Ministro Salgado, 340 – A, a polícia constatou o crime de poluição do solo e leito do rio.

         

Segundo os policiais da 5ª UPAm, no endereço denunciado ao Linha Verde, foi constatado lavagem de caminhões com produtos químicos e despejo de resíduos in natura no leito do rio, despejo de entulho no solo, entre outros. Os agentes informaram que foram solicitadas as autorizações ambientais para realização das atividades acima descriminadas, e o responsável pelo local no momento informou não ter e que na ausência do proprietário, ele era o responsável.  A equipe policial procedeu com os responsáveis à 106ª DP o foi feito o registro da ocorrência com base no Art. 54 parágrafo 2 - inciso 5, da lei de Crimes Ambientais.


Policiais da UPAm Pedra Branca interrompem crimes de construção irregular e desmatamento em Jacarepaguá após informações do Linha Verde

Na segunda ação, denúncias do Linha Verde levaram policiais da 1ª UPAm à Estrada Engenheiro Souza Filho, 655, no Itanhangá, em Jacarepaguá a constatar uma construção irregular em uma área urbana​ de aproximadamente 9000M², no local haviam 05 máquinas paradas e o responsável não apresentou nenhum tipo de licença para as atividades ali exercidas. A ocorrência foi registrada na 16ª DP, com base no artigo 60 da Lei de Crimes Ambientais.

  

Em outra ação cuja denúncia também foi recebida pelo Linha Verde, os policiais se deslocaram até o bairro Pechincha e identificaram o crime de desmatamento na Estrada do Pau Ferro, LT 01.

Segundo informações da UPAm, no local os policiais encontraram um canteiro de obras onde havia uma árvore sendo cortada. Os responsáveis disseram ter documentação para poda da árvore, mas a mesma não foi apresentada tão pouco os documentos das moto serras encontradas. Havia ainda um caminhão na porta do local com diversos pedaços de árvores. Três pessoas foram levadas à 32ª DP onde a ocorrência foi registrada, com base no artigos 51 e 38 da Lei de Crimes Ambientais.

 

  

 

O Linha Verde solicita a população que continue denunciando ilícitos ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253 1177 (capital), ou através de seu aplicativo para celulares “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou IOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, também com a garantia do anonimato. A população pode também conhecer e curtir o Linha Verde no facebook, através do endereço: www.facebook.com/linhaverdedd.