Disque Denúncia


Aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ” tem sido importante aliado da população na Região dos Lagos


Pelo APP, o Disque Denúncia do RJ registrou um expressivo aumento de denúncias vindas da Região dos Lagos

27/11/2017
Aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ” tem sido importante aliado da população na Região dos Lagos

A população tem desempenhado um papel importante no combate ao crime em todo o Estado do Rio de Janeiro, realizando denúncias anônimas ao Disque Denúncia do Rio. Em Agosto de 2016, quando completou 21 anos de existência, o serviço lançou um aplicativo para celulares, chamado “Disque Denúncia RJ”, na qual o cidadão pode fazer suas denúncias enviando fotos e vídeos, mantendo sempre a garantia do anonimato.

A prova da eficiência das informações prestadas pela população são os resultados obtidos. Com essa nova ferramenta do Disque Denúncia, diversos moradores de quase todos os 92 municípios do Estado tem utilizado esse novo instrumento para denunciar variadas atividades criminosas.

Desde sua criação, o APP “Disque Denúncia RJ” recebeu mais de 11 mil denúncias, quase metade delas, ou seja, cerca de 45% referem-se ao tráfico de drogas

Nos municípios que fazem parte da Região dos Lagos, foi possível verificar um grande aumento de demandas e denúncias.

Vale salientar que recentemente o APP passou por uma atualização, sendo incorporados assuntos como: crimes contra o meio ambiente, foragidos da justiça, roubos em geral, violência contra a mulher ou idoso, violência contra criança e adolescente além de um campo em que o cidadão pode colaborar com informações de outros tipos de crimes cujo assunto não esteja listado.

Excluindo-se os municípios do Rio de Janeiro, alguns da Baixada Fluminense e Região Metropolitana, que costumeiramente lideram o número de denúncias feitas tanto pelo telefone quanto pelo APP, São Pedro da Aldeia lidera o ranking na Região dos Lagos. Nesse município, foi registrado um aumento expressivo de cadastros em relação ao ano anterior, seguido de Saquarema, Búzios, Cabo Frio e Araruama. Denúncias sobre tráfico de drogas e os “jogos de azar” são os registros mais freqüentes. Em Cabo Frio merece destaque também o crime de desmatamento florestal e em Búzios, localização de foragidos da justiça;

Por conta da chegada do verão, essas cidades da Região dos Lagos recebem um fluxo maior de pessoas e, pensando nisso, o Disque Denúncia do Rio reforça a importância não só desta ferramenta de denúncias (APP Disque Denúncia RJ – que pode ser baixado nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store), mas como o próprio telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local). O grande diferencial do aplicativo é que por esse canal, é possível enviar fotos e vídeos, mantendo o anonimato. Através do aplicativo, o cidadão pode passar informações 24 horas por dia, nos sete dias da semana e, pensando na segurança do usuário, o aplicativo poderá ser baixado de forma gratuita e deletado quantas vezes quiser, ou seja, ele pode baixar a ferramenta, fazer a denúncia e remover o aplicativo do sistema. 

 

Veja como funciona:

1) Após baixar o aplicativo “Disque Denúncia RJ”, ele será instalado e o ícone de acesso se encontrará em sua lista de aplicativos

2) Ao clicar no ícone do app, o usuário poderá optar pela denúncia feita pela forma tradicional por telefone, ou denunciar pelo próprio aplicativo.

3) Se o usuário optou por denunciar via aplicativo, ele poderá escolher o assunto que irá denunciar e escrever um breve relato

4) Depois de relatar o fato, na próxima tela, o usuário deverá adicionar informações sobre o local onde o crime denunciado está ocorrendo.

5) Essa etapa é opcional e será possível descrever e identificar as pessoas envolvidas na denúncia.

6) Ao contrário da denúncia feita por telefone, nessa etapa o usuário poderá incluir fotos e vídeos sobre aquilo que ele está relatando.

7) Esse é o último passo. O usuário poderá checar as informações e após declarar que a denúncia não é emergencial, ele deverá pressionar o “enviar denúncia” e pronto. A partir daí, ela chega ao bando de dados do Disque Denúncia, onde após filtragem, será difundida às autoridades.