Disque Denúncia


Polícia Ambiental descobre fábrica clandestina de balões através de informações do Linha Verde


No imóvel, que fica no Bairro Pacheco/ São Gonçalo, os policias da 6ª UPAm encontraram farto material para fabricação de balões.

08/09/2017
Polícia Ambiental descobre fábrica clandestina de balões através de informações do Linha Verde

Após informações repassadas pelo Linha Verde (Programa do Disque Denúncia exclusivo para denunciar crimes ambientais) sobre um imóvel utilizado para fabricação e armazenamento de balões, uma equipe da 6ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) Serra da Tiririca esteve ontem (7) em um imóvel da Rua Expedicionário Antenor Gurlando, bairro Pacheco / São Gonçalo, e apreendeu o material listado abaixo:
 
*160 Bombas de caída; n°4
*04 vidros de cola grandes
*02 vidros de cola pequenos
*59 morteiros de 03 tiros
*03 balões de 04 metros
*01 balão de 06 metros
*02 aros para bocas
*02 bocas de balão protas
*08 rojões treme terra
*02 maçaricos
*01 tubo grande de linha para amarração de gomos
*1000 folhas de papel fino
*01 saco com 1200 lanternas
*02 tesouras
*02 estiletes
*04 facas
*04 rolos de barbante para guia
*17 balões cortados e prontos para colagem
*03 fitas cola
*02 metros de pavio
*08 durex finos
*02 durex largos
*27 durex preto pequenos
*01 bucha de balão pronta
*02 cabeçotes para bandeira de 08 metros.

 

 


 Um suspeito foi conduzido, junto com o material apreendido, à 74ª DP (Alcântara) para o registro da ocorrência.

Aproveitamos para reforçar que encontra-se vigente, desde o dia 15/04/2017, a 19ª edição da sua campanha “Disque Balão” de combate e prevenção a prática de confecção, comercialização, soltura e realização de festivais de balões. Essa campanha é sazonal e estende-se até o dia 15 de setembro.  

A campanha “Disque-Balão” foi criada no ano de 1999 com o objetivo de estimular a população a denunciar locais de comercialização de balões, prevenir e reprimir a ação de baloeiros e a realização de festivais. Ela serve principalmente para sensibilizar a população para os riscos que os balões geram para a conservação e preservação dos recursos ambientais e para a segurança humana.

Todas as denúncias que chegam através do Linha Verde, pelos telefones 2253 1177 ou 0300 253 1177 (interior do Estado, custo de ligação local) são encaminhadas para a polícia.

Cabe ressaltar que a prática de soltar balões é crime (artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98). A pena para quem for pego confeccionando, comercializando ou soltando balões que possam provocar incêndios é de 1 a 3 anos de detenção ou multa, ou ainda ambas as penas cumulativamente.

Ao longo dos anos foi possível identificar que algumas datas têm efeito e aumento sobre a prática de soltar balões. Geralmente entre os meses de abril e junho são contabilizados os maiores casos, período em que se iniciam os preparativos em homenagem a São Jorge, dia das mães e também das festas juninas. O problema é ainda agravado pela menor umidade do ar no outono.

Os balões são perigosos e podem causar acidentes graves. Ele pode cair aceso em florestas e residências, produzindo grandes prejuízos patrimoniais, ameaça ao nosso meio ambiente e até mesmo colocando a integridade física e a vida das pessoas em risco.

 

 

O Linha Verde solicita para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital). O anonimato é garantido ao denunciante. A população pode também conhecer e curtir o Linha Verde no Facebook, através do endereço – www.facebook.com/linhaverdedd

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente.