Disque Denúncia


Disque Denúncia firma parceria com a Prefeitura de Paraty


O Instituto MOVRIO e a prefeitura de Paraty lançaram no último dia 26 de abril o Disque Denúncia Cidades em Paraty.

30/04/2024
Disque Denúncia firma parceria com a Prefeitura de Paraty

O lançamento do projeto foi oficializado em um evento realizado na Sede da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública. Estiveram presentes integrantes da equipe do Disque Denúncia Cidades, autoridades da cidade e integrantes da Prefeitura de Paraty.

Denúncias sobre atividades criminosas na cidade de Paraty poderão ser feitas, de forma anônima, para o telefone 0300 253-1177, no aplicativo “Disque Denúncia RJ”, disponível para celulares com sistemas Android e iOS e pelo Whatsapp Anonimizado 21 - 2253 1177.

As informações que chegarem ao Disque Denúncia serão encaminhadas para a Polícia e para a Coordenadoria Geral de Inteligência, da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública de Paraty para que sejam apuradas e tomadas as devidas providências.

— Esta é mais uma ferramenta importante de segurança pública e para o ordenamento do nosso município. Um canal seguro que vai receber informações sobre segurança, entorpecentes, meio ambiente e também violência doméstica, com apoio da nossa coordenadoria da Mulher — explicou o prefeito de Paraty, Luciano Vidal.

Renato Almeida, coordenador-geral do Disque Denúncia, acrescenta: "A boa notícia é que a população de Paraty vai poder contar com um canal seguro para ajudar as autoridades a combater o crime e a violência na cidade. Com as informações anônimas e relevantes, a polícia poderá fazer muito mais pela região".

Modelo pioneiro no Brasil, o serviço teve início em 1º de agosto de 1995, quando uma onda de sequestros gerava pânico no Rio de Janeiro. Foi colocado à disposição da população um canal eficaz e seguro para receber informações anônimas sobre atividades criminosas, e tornou-se, uma das mais importantes ferramentas contra o crime.

Quase 3 milhões de denúncias ajudaram as Polícias a libertar sequestrados, a prender sequestradores, traficantes de drogas, homicidas e foragidos da Justiça, inclusive, em outros estados do Brasil e em outro país. Pessoas desaparecidas foram encontradas e levadas para seus familiares. O Disque Denúncia já ajudou as autoridades policiais a apreender mais de 33T de drogas e mais de 41 mil armas. 

Em quase 3 décadas de funcionamento, o serviço levou sua expertise para outros estados brasileiros e municípios do estado do Rio de Janeiro, como Angra dos Reis, Niterói e Maricá. Também expandiu para duas cidades na América do Sul: Santiago, no Chile, e Córdoba, na Argentina.