Disque Denúncia


UPAm Juatinga flagra corte de árvore em área de preservação na Ilha Grande


Ocorrência registrada na projeção da 166ª DP na Ilha Grande

27/03/2024
UPAm Juatinga flagra corte de árvore em área de preservação na Ilha Grande

Policiais militares da 4ª Unidade de Policiamento Ambiental (Juatinga), quando em deslocamento nesta quarta-feira (27) para averiguar denúncia de crime ambiental encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), flagraram o corte de árvore dentro de uma área de preservação permanente na Vila do Abraão, Ilha Grande, em Angra dos Reis.

Segundo os policiais da UPAm Juatinga, ao passar pela Rua da Praia, observaram um homem que tinha acabado de realizar o corte de uma árvore com utilização de uma eletrosserra e por esse motivo, desceram da viatura para questionar o responsável. Durante a fiscalização, os agentes perguntaram sobre a licença de porte e uso, nota fiscal e autorização para o corte da árvore e mesmo informou possuir a nota fiscal e a licença de posse, porém, segundo a 4ª UPAm, a CTF/CR estaria vencida. Foi perguntado ainda sobre o corte da árvore já que o local é uma área de preservação permanente, mas não foi apresentada nenhuma autorização de órgão competente. Diante dos fatos, os policiais procederam à projeção da 166ª DP na Ilha Grande, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 39 da lei 9605/98.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente