15/11/2024

As aves foram levadas ao CETAS

4ª UPAm identifica supressão de vegetação na Caputera, em Angra dos Reis e apreende 26 pássaros sem licença 

Imagem da notícia

Com auxílio de pelo menos três denúncias feitas ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – policiais militares do Comando de Polícia Ambiental apreenderam nesta sexta-feira (15) em Angra dos Reis, na Costa Verde, 26 pássaros da fauna silvestre brasileira mantidos em cativeiro.

De posse das informações, os agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, procederam à Estrada da Caputera, no bairro Caputera, onde no local denunciado, constataram a supressão de vegetação com corte de diversas árvores nativas da mata atlântica, de grande e médio porte, isso, a menos de 30 metros de um curso de água, sendo uma área de preservação permanente. Quando questionado pelos agentes da 4ª UPAm a respeito das licenças necessárias, o morador informou não possuir. Durante fiscalização, os policiais identificaram um estabelecimento comercial que seria do suposto vendedor de terrenos da área desmatada. Foram encontradas 26 aves da fauna silvestre brasileira, sendo 9 tizius, sete coleiros, três melros, dois corrupiões, dois trinca ferros, um tico tico, um canário da terra e um curió, todos sem anilhas de identificação ou sem que o responsável apresentasse as documentações pertinentes. Diante dos fatos, os agentes procederam à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Todos os pássaros foram recolhidos e levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, onde após tratamento serão reintroduzidos ao habitat natural.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente