30/10/2024
Ocorrência em andamento
Nesta quarta-feira (30), pouco mais de uma hora após uma denúncia sobre caça ilegal de animais feita ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177), policiais militares do Comando de Polícia Ambiental encontraram um jacaré de papo amarelo (caiman latirostrispode) morto, cortado em pedaços, no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio.
Segundo os agentes, a informação do Linha Verde mencionava que, por volta das 11h, ao lado de uma igreja, homens haviam capturado um jacaré, no canal do Cortado, sendo o mesmo agredido com diversos pedaços de madeira e levado para o interior de uma oficina. De posse da denúncia, os policiais da UPAm Pedra Branca e agentes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) procederam à Avenida Célia Ribeiro da Silva Mendes, onde no local denunciado, encontraram três homens e o animal pendurado em uma árvore, com a cabeça e patas decepadas, que provavelmente seriam comercializadas. Uma faca também foi apreendida. A ocorrência foi registrada na 42ª DP.
Somente neste ano de 2024, o programa Linha Verde, do Disque Denúncia, já recebeu cerca de 19 mil denúncias sobre crimes ambientais em todo o Estado do RJ, sendo 155 sobre caça ilegal de animais.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente