13/08/2024

Ocorrência registrada na 156ª DP

Polícia flagra extração mineral em Santa Maria Madalena após denúncia 

Imagem da notícia

Policiais Militares da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, com informações encaminhadas pelo programa Linha Verde (0300 253 1177) do Disque Denúncia, flagraram nesta terça-feira (13) a extração ilegal de barro em Santa Maria Madalena, no Centro Fluminense, atividade que degradava 200 metros quadrados de área.

De posse da denúncia, agentes da 3ª UPAm se deslocaram à Rua Armindo Verbicário, Itaporanga, onde se depararam com uma máquina retroescavadeira operada por uma pessoa, fazendo um platô, além de identificaram a abertura clandestina de uma estrada com cerca de 100 metros de comprimento e quatro metros de largura, que iria ligar o terreno à rua mencionada. O operador da máquina, ao ser questionado, informou que parte da terra escavada era destina a outra propriedade e, durante fiscalização nesse local, havia cerca de 60 metros cúbicos de substância mineral (barro). O pai da proprietária do terreno informou aos agentes da UPAm Desengano que a filha estaria fora da cidade, participando de um curso e apresentou uma autorização de escavação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santa Maria Madalena, mas, de acordo com os militares, na documentação há a informação de que é proibida a comercialização e transporte do material proveniente da escavação, além das delimitações da propriedade. Ainda segundo os agentes, não haveria um convênio entre o INEA e a Secretaria Municipal de Santa Maria Madalena para lavrar essa autorização. Diante dos fatos e com base no Art. 55 da Lei 9.605/98 a equipe procedeu à 156ª DP juntamente com os envolvidos, onde a ocorrência foi registrada.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente