30/07/2024

Duas aves foram apreendidas e encaminhadas ao CETAS

Polícia encontra mais de uma dezena de pássaros silvestres em residência de Piraí após denúncia

Imagem da notícia

Com objetivo de averiguar denúncia do Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre guarda e comércio de animais silvestres, policiais militares procederam nesta terça-feira (30) ao bairro Cacaria, em Piraí, no Sul Fluminense, onde encontraram diversos pássaros mantidos em cativeiro de forma irregular.

De posse das informações, os agentes chegaram à Rua José Alves Moreira, onde, durante fiscalização na residência citada na denúncia, identificaram diversas aves da fauna silvestre brasileira, sendo alguns anilhados e outros sem anilhas, e, quando o proprietário foi questionado a respeito das licenças, apresentou uma relação cuja validade estava expirada e em nome de outra pessoa. Desta forma, os policiais militares informaram que o fato configurava crime com base no artigo 29 da lei 9605/98 e o mesmo foi conduzido à 94ª DP. Na distrital, a autoridade policial apreendeu um corrupião e um trinca ferro, todos sem anilhas e outros 10 pássaros (seis curiós, dois trinca ferros, um bicudo e um coleiro) ficaram em posse do responsável, como fiel depositário.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente