09/03/2026

Ocorrência registrada na 166ª DP

Polícia Ambiental fiscaliza terreno no Parque Mambucaba, após denúncia de crime ambiental feita ao Linha Verde

Polícia Ambiental fiscaliza terreno no Parque Mambucaba, após denúncia de crime ambiental feita ao Linha Verde

A partir de uma denúncia de crime ambiental feita ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, estiveram nesta segunda-feira (09), em Angra dos Reis, na Costa Verde, onde se depararam com a degradação ambiental de uma área com 500 metros quadrados no Parque Mambucaba.

Segundo os agentes, na Rua 46, foi possível constatar a construção de uma residência de aproximadamente 70 metros quadrados em fase de acabamento, além do corte de 20 metros cúbicos de rocha, movimentação do solo e supressão de duas árvores. Ainda de acordo com a equipe da 4ª UPAm, foram encontrados diversos resíduos de construção civil e resíduos sólidos comuns (plásticos, isopor), acondicionados às margens de um curso de água, sendo então uma área de preservação permanente conforme artigo 4º da lei 12.651/12, além de estar na Zona de Amortecimento do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Diligências foram realizadas com objetivo de encontrar suspeitos, mas sem sucesso. Também não foram localizadas placas contendo informações sobre o licenciamento. Diante dos fatos, os policiais procederam à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente