03/02/2026

As informações foram passadas pelo Disque Denúncia 

Operações do 17º BPM resultam em prisões e apreensão de armas, granada e drogas no Complexo do Dendê

Operações do 17º BPM resultam em prisões e apreensão de armas, granada e drogas no Complexo do Dendê

Policiais militares do 17º BPM, com apoio de equipes do 1º Comando de Policiamento de Área (CPA), realizaram nesta sexta-feira (31/01) uma série de operações no Complexo do Dendê, na Zona Norte do Rio, com base em informações repassadas pelo Disque Denúncia.

Durante ação planejada para a retirada de barricadas na comunidade, equipes da P2 e do GAT realizavam vasculhamento em pontos previamente monitorados pela Agência de Inteligência do batalhão (AIB/17º BPM), quando receberam informações sobre uma possível rota de fuga de criminosos. Na Rua Manuel Marreiros, os policiais avistaram uma motocicleta ocupada por dois suspeitos, sendo que o passageiro portava um fuzil. O indivíduo desembarcou em uma vila de casas, enquanto o condutor da motocicleta conseguiu fugir.

Na Rua João Teles, os agentes abordaram e prenderam Wallace Rufino, que estava em posse de um fuzil Colt AR-15. Durante a abordagem, familiares se aproximaram de forma exaltada, mas os ânimos foram controlados após o próprio acusado confessar que portava o armamento e integrava o crime organizado. Um familiar, William Rufino do Nascimento, sofreu uma lesão no pé durante a ocorrência e foi socorrido com apoio da viatura policial ao HMEF, onde recebeu atendimento médico.

No local da prisão, os policiais também encontraram, em uma sacola no solo, uma granada e 503 pinos de cocaína. Não foi possível confirmar se o material estava em posse direta do acusado, sendo registrado um outroregistro de ocorrência específico para apreensão da droga. A ocorrência foi apresentada na 37ª , onde o material ficou apreendido, e o acusado foi conduzido à 21 DP, permanecendo preso por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. 

Ainda no Complexo do Dendê, em continuidade às ações, equipes do GAT do 17º BPM, em conjunto com o GAT do  16º BPM, prenderam Daniel Ramos, com quem foram apreendidos uma pistola Canik pistola TP9 calibre 9 mm, 15 munições, um carregador, além de um radio transmissor. A ocorrência foi registrada na 37ª DP, onde o acusado foi autuado por associação para tráfico de drogas, permanecendo preso.

Em outra ação da mesma operação, policiais da P2 e do GAT do 17º BPM prenderam Cesar Araújo, que estava em posse de um fuzil Colt calibre 5,56 com numeração suprimida, além de um carregador e 30 munições do mesmo calibre. O material foi apreendido e o acusado encaminhado à 21ª DP, onde foi autuado por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e associação para o tráfico de drogas, permanecendo preso.

A Polícia Militar reforça a importância da colaboração da população por meio do Disque Denúncia, ferramenta fundamental no combate ao crime e na preservação da segurança pública.