Ocorrência registrada na 35ª DP
Policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, estiveram nesta sexta-feira (05) em Campo Grande, na zona oeste, onde foram averiguar denúncia de guarda e comércio de animais silvestres recebida através do Linha Verde (2253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente.
De posse das informações, a equipe da 1ª UPAm se deslocou à Rua Jornalista Sabino de Lemos e, no local denunciado, após autorização do responsável pelo imóvel, encontrou um pássaro e mais três na calçada, acondicionados em gaiolas. Foi verificado se tratar de um melro e três tizil, todos sem anilhas e documentações pertinentes. Por estar em desacordo com o artigo 29 da lei 9605/98, os agentes recolheram os animais e encaminharam, juntamente com o acusado, à 35ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Vale salientar que após o registro, os pássaros foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde após tratamento serão devolvidos ao habitat natural.
A população de todo o Estado do Rio pode denunciar crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, do Disque Denúncia através do telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177,- ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente