Disque Denúncia


UPAm Pedra Branca resgata 13 pássaros mantidos em cativeiro irregularmente em Campo Grande, após denúncia ao Linha Verde


As aves foram levadas para o CETAS, em Seropédica

11/12/2023
UPAm Pedra Branca resgata 13 pássaros mantidos em cativeiro irregularmente em Campo Grande, após denúncia ao Linha Verde

Pelo menos 13 pássaros da fauna silvestre brasileira foram resgatados de cativeiro nesta segunda-feira (11), em Campo Grande, na zona oeste. O resgate por parte de policiais da 1ª UPAm, ligados ao Comando de Polícia Ambiental, só foi possível após informações recebidas e encaminhadas pelo Linha Verde (2253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente.

Segundo os agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca, a denúncia dava conta de que na Estrada João Melo, haveria uma residência, onde o proprietário criava diversos pássaros silvestres com objetivo de comercializa-los. Os policiais então foram ao local, onde, durante fiscalização, encontraram um tico tico e 12 tizis, todos sem anilhas de identificação. Como nenhum responsável pelas aves foi encontrado, os animais foram recolhidos e levados à 36ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 29 da lei 9605/98. Após o registro, os animais foram transportados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde serão devolvidos ao seu habitat natural.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente