Disque Denúncia


Polícia flagra diversos crimes ambientais em Mangaratiba após informações do programa Linha Verde, do Disque Denúncia


Ocorrência registrada na 165ª DP

06/12/2023
Polícia flagra diversos crimes ambientais em Mangaratiba após informações do programa Linha Verde, do Disque Denúncia

Nesta quarta-feira (06), após terem recebido pelo menos seis denúncias repassadas pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – policiais militares na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga identificaram a construção em solo não edificável e corte de árvores no interior de uma área de preservação permanente no município de Mangaratiba, no sul do Estado.

De acordo com a 4ª UPAm, os agentes foram deslocados à Rua Joaquim Tito, na Fazenda Ingaíba, com objetivo de averiguar as informações do Linha Verde, sobre extração irregular de árvores as margens de uma cachoeira, queimadas e início de construções irregulares. Assim que chegaram ao local indicado nas denúncias, observaram dois homens realizando um empreendimento, onde encontravam-se diversas árvores de grande e médio portes já cortadas, com indício de motosserra, além a implantação de sapatas para uma edificação de unidade unifamiliar, ambos a menos de 30 metros de um curso de água, totalizando cerca de 500 metros quadrados. Ainda segundo os policiais militares, foi verificado que parte do material lenhoso oriundo do corte das árvores estava localizado agrupado, sendo uma parte na área frontal enquanto que a outra vinha sendo queimada.

Um dos homens foi questionado pelos agentes da UPAm Juatinga a respeito das licenças pertinentes e informou ter sido contratado por um projetista, mas que não possuía naquele momento as documentações, infringindo então as leis 12.651/12, que delimita as áreas de preservação permanente e 11.428/06, que dispõe sobre a utilização e proteção do bioma mata atlântica. Diante dos fatos, a equipe procedeu com os acusados à 165ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente