Disque Denúncia


Arma de pressão e pássaros são apreendidos após denúncia em Mangaratiba


As aves foram levadas para o CETAS, em Seropédica

27/11/2023
Arma de pressão e pássaros são apreendidos após denúncia em Mangaratiba

Policiais militares apreenderam nesta segunda-feira (27), três pássaros da fauna silvestre brasileira que eram mantidos em cativeiro em Mangaratiba, no sul fluminense. Os agentes chegaram ao local após denúncias encaminhadas pelo programa Linha Verde (0300 253 1177), do Disque Denúncia, que mencionava o comércio ilegal das aves.

De acordo com a equipe da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, em cumprimento a ordem de policiamento com objetivo de averiguar as informações, os agentes procederam à Rua Cipriano da Silva Barros, Ingaiba, onde no local denunciado, encontraram o filho do acusado com uma espingarda de pressão. Ele foi então questionado pelos policiais da 4ª UPAm sobre os pássaros mencionados na denúncia e o mesmo informou possuir dois bicos de pimenta, um desses com anilha, além de um coleiro. Foi realizada então uma vistoria no imóvel, sendo encontrada uma gandola do exército, rede de captura de pássaros (rede japonesa) e um estilingue. O responsável pelos animais e pelos materiais chegou em sua residência e, quando perguntado sobre a nota fiscal da arma de pressão e licenças para os animais, informou não possuir. Diante dos fatos, os policiais se deslocaram à 165ª DP, para o registro da ocorrência, sendo as aves encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde após tratamento, serão devolvidas ao habitat natural. Vale reforçar que os materiais e a arma foram apreendidos e mantidos na distrital.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente