Disque Denúncia


Denúncia ajuda polícia a identificar construção irregular e movimentação do solo em Itaguaí 


Ocorrência registrada na 50ª DP

26/11/2023
Denúncia ajuda polícia a identificar construção irregular e movimentação do solo em Itaguaí 

Policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, identificaram neste domingo (26), a movimentação do solo e uma construção irregular degradando cerca de 400 metros quadrados em Itaguaí. Os agentes foram ao local após receberem informações do programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177) que mencionavam a existência dos ilícitos.

Cumprindo a ordem de policiamento a fim de averiguar a denúncia do Linha Verde, a equipe da 4ª UPAm procedeu à Rua Carlos de Farias e, quando chegaram ao local, observaram diversas sapatas cavadas, grande quantidade de material de construção civil e alguns contêineres que aparentemente serviriam como depósito de ferramentas. Ainda segundo os agentes, no terreno ao lado, havia aproximadamente 18 metros cúbicos de barro provenientes do empreendimento em questão, confirmando as informações do programa Linha Verde. Foram realizadas diligências no entorno a fim de localizar os possíveis suspeitos e placas contendo licenciamento, mas sem sucesso. Diante dos fatos e com base no artigo 60 da lei 9605/98, os policiais se deslocaram à 50ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Desde o início do ano, o Linha Verde já cadastrou pouco mais de 17 mil denúncias sobre crimes ambientais em todo o Estado do RJ, sendo 876 sobre construção irregular e 448 sobre extração irregular mineral.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente