Disque Denúncia


Informação do Linha Verde ajuda 8ª UPAm a encontrar papagaios e arara em cativeiro sem que o responsável possuísse as documentações necessárias em Casemiro de Abreu 


Ocorrência registrada na 121ª DP

19/11/2023
Informação do Linha Verde ajuda 8ª UPAm a encontrar papagaios e arara em cativeiro sem que o responsável possuísse as documentações necessárias em Casemiro de Abreu 

Três papagaios e uma arara Canindé foram apreendidos por policiais militares neste sábado (18), em Casemiro de Abreu, após os agentes terem recebido informações encaminhadas pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177) sobre guarda ilegal de animais, que eram mantidos em cativeiro.

Com a denúncia em mãos, policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Costa do Sol (8ª UPAm) procederam à Estrada do Rio Dourado, Vila Verde, Palmital, onde no local encontraram um grande viveiro contendo duas araras e três papagaios. Durante a fiscalização, os agentes questionaram o responsável a respeito das documentações necessárias, que apresentou apenas a documentação de uma das araras, que inclusive possuía anilha de identificação. Como não foram apresentadas as autorizações para manter os outros pássaros em cativeiro, os policiais recolheram os animais e procederam à 121ª DP, onde a ocorrência foi registrada de acordo com o artigo 29 da lei 9605/98. Na distrital, a autoridade policial decidiu colocar o acusado como fiel depositário, gerando um auto de recolhimento.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente