Disque Denúncia


Informação repassada pelo programa Linha Verde leva PM a flagrar olaria sem licença em Campos dos Goytacazes


Ocorrência registrada na 134ª DP

01/11/2023
Informação repassada pelo programa Linha Verde leva PM a flagrar olaria sem licença em Campos dos Goytacazes

Após receberem denúncia encaminhada pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – policiais militares da 3ª Unidade de Policiamento Ambiental, estiveram nesta quarta-feira (01) realizando fiscalização no bairro Beija Flor, em Campos, no Norte Fluminense, onde identificaram a existência de crimes ambientais

Munidos com as informações, os agentes lotados na UPAm Desengano, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, procederam à Rodovia RJ 216 e, em frente à um sítio, constataram a veracidade da denúncia. Na primeira olaria denunciada, foram encontrados fornos fechados, sem a queima de qualquer material, além de um estoque de tijolos fabricados recentemente e outro contendo madeiras provenientes de árvores frutíferas. Em contato com o responsável, os policiais foram informados que o mesmo havia arrendado a olaria, porém, durante a fiscalização, não apresentou as licenças ambientais necessárias para as atividades ali desenvolvidas. Diante dos fatos e com base no artigo 60 da lei 9605/98, os agentes procederam à 134ª DP para o registro da ocorrência. Ainda segundo a polícia ambiental, na outra olaria denunciada, não foram encontrados os responsáveis pelo local.

De acordo com dados fornecidos pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia, de janeiro a outubro deste ano, já foram cadastradas 16 mil denúncias sobre crimes ambientais em todo o Estado do RJ. Somente no município de Campos dos Goytacazes, foram 102, mais do que as 96 cadastradas em todo o ano de 2022.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente