Disque Denúncia


Na semana do meio ambiente, programa Linha Verde traz balanço de denúncias sobre crimes ambientais


O Dia do Meio Ambiente é comemorado neste dia 5 de Junho

04/06/2023
Na semana do meio ambiente, programa Linha Verde traz balanço de denúncias sobre crimes ambientais

Por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira (05), o Linha Verde (0300 253 1177), programa do Disque Denúncia do RJ específico para denunciar crimes ambientais realizou um pequeno levantamento de dados a respeito dos diversos ilícitos cometidos no Estado do Rio de Janeiro denunciados ao programa.

Do dia 1º de janeiro até 31 de maio, o Linha Verde já cadastrou 7.695 informações sobre os crimes ambientais, sendo que nos meses de março, abril e maio, o número de denúncias foi maior do que nos mesmos meses do ano anterior. Mais da metade de todas as informações recebidas em 2023 diz respeito ao crime de maus tratos contra animais (4.799), mas ainda se destacam os crimes de poluição do ar (689), extração irregular de árvores (627), guarda e comércio de animais silvestres (518) e desmatamento florestal (423).

Como nessa época do ano há uma maior incidência de balões, até por conta das festas juninas, vale sempre solicitar a população que, caso saibam de pessoas confeccionando, armazenando balões ou locais onde há soltura desses balões, denuncie essa atividade, já denunciada 36 vezes desde o início do ano e, com ajuda dessas informações, tanto o Comando de Polícia Ambiental como a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente tem conseguido estourar semanalmente fábricas clandestinas de balões. Também foram denunciados os crimes de captação clandestina de água, construção irregular, loteamento irregular, extração mineral, lixo acumulado, queimadas, poluição das águas, aterramento de rios, lagoas e mangues, desvio de curso das águas, caça ilegal de animais, despejo clandestino de esgoto, contaminação do solo, pesca irregular, desperdício de água, comércio ilegal de água e carvoarias clandestinas. Esse último saltou de 10, para 25 neste ano. Já com relação às linhas chilenas, o Linha Verde já contabilizou até agora 73 denúncias.

Mesmo com os telefones 0300 253 1177 e (21) 2253 1177, que funcionam também como WhatsApp anonimizado, o programa Linha Verde ainda vem recebendo bastante informações através de seu aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Por esse meio, foram mais de 1.200 informações.

Analisando geograficamente os dados, os municípios que mais denúncias fizeram ao Linha Verde foram: 1) Rio de Janeiro (4.077); 2) Nova Iguaçu (468); Duque de Caxias (351); 4) São Gonçalo (321); 5) Niterói (310); 6) São João de Meriti (172); 7) Maricá (165); 8) Petrópolis (154); 9) Belford Roxo (147); 10) Angra dos Reis (101).

Se levarmos em consideração que a maior parte das denúncias vem da capital, os bairros de Campo Grande, Realengo, Jacarepaguá, Taquara e Bangu, lideram esse ranking.

Com as informações que o Linha Verde recebe, as forças policiais tem obtido grande sucesso na averiguação dessas denúncias, protegendo nosso meio ambiente. Prova disso é que o programa ajudou, neste ano, no resgate de 343 pássaros, duas capivaras, um filhote de onça, duas cobras “corn snake”, dois jabutis, uma tartaruga, um mico, 152 gaiolas, além da apreensão de três toneladas de carvão, obtidos através de carvoarias clandestinas, 314 balões, 109 fogos de artifício utilizados em balões, 120 buchas, seis bocas de balão, 20 litros de parafina, um barco, cinco botijões de gás, oito espingardas, uma balsa utilizada para extração irregular de ouro e uma garrucha. Vale mencionar ainda que as denúncias feitas ao Linha Verde, levaram a polícia a identificar mais de 170 mil metros quadrados de área degradada em todo o Estado do Rio.

 

Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente