Disque Denúncia


Comando de Polícia Ambiental vistoria empresa que danificava 16 mil metros quadrados de área em Guadalupe após denúncia


Ocorrência foi registrada na DPMA

02/06/2023
Comando de Polícia Ambiental vistoria empresa que danificava 16 mil metros quadrados de área em Guadalupe após denúncia

Dezesseis mil metros de área degradada foram encontrados nesta sexta-feira (02) no interior de uma empresa localizada em Guadalupe, na zona norte do Rio. Policiais militares do Comando de Polícia Ambiental realizaram fiscalização no local após recebimento de denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177) a respeito de poluição e falta de licenciamento e licenciamento.

De acordo com agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca (1ª UPAm), após recebimento das informações, a equipe se deslocou à Avenida Brasil e Rua Luiz Coutinho Cavalcanti, onde no local denunciado identificaram um grande empreendimento de uma construtora. Durante a fiscalização no canteiro de obras, foi identificado o armazenamento de grande quantidade de substância mineral, como areia e barro, armazenamento irregular de 2 mil litros de combustível diesel para abastecimento de máquinas, um equipamento de bate estacas em operação e em um espaço, vinha sendo executada a construção de um canteiro de obras contendo almoxarifado, refeitório e banheiro. Uma pessoa que acompanhava a fiscalização dos policiais militares apresentou diversas licenças, sendo que após análise, foi verificado que algumas estavam em desacordo com as condicionantes das licenças apresentadas, não sendo apresentada também a licença de construção do canteiro, já que está sendo feita fora da área licenciada. Diante dos fatos, os policiais convidaram o funcionário à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, onde a ocorrência foi tipificada com base nos artigos 54, 56 e 60 da lei 9605/98.

Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente