Disque Denúncia


Polícia ambiental encontra corte de árvores dentro de área de preservação em Angra dos Reis com auxílio de informações do programa Linha Verde


Ocorrência registrada na 166ª DP

20/03/2023
Polícia ambiental encontra corte de árvores dentro de área de preservação em Angra dos Reis com auxílio de informações do programa Linha Verde

Cumprindo ordem de policiamento a fim de averiguar denúncia de crime ambiental encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), policiais da 4ª UPAm estiveram nesta segunda-feira (20) em Angra dos Reis, na Costa Verde, onde identificaram o corte de árvores em área de preservação, danificando cerca de 360 metros quadrados de terreno.

Segundo os agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, após recebimento das informações sobre desmatamento florestal e possível erosão do solo, a equipe procedeu à Rua Jorge Salomão, no Bonfim, e após acessar por uma portaria de controle de acesso denominada Associação de Moradores da Ponta do Bonfim, pode constatar o corte de diversas árvores nativas de médio e pequeno porte, cujo terreno possui declividade superior a 45º, infringindo assim a lei 12.651/12, que delimita as áreas de preservação e proíbe a supressão de vegetação do bioma mata atlântica para prevenção e controle de erosão do solo. Foram realizadas diligências para verificar possíveis autores ou responsáveis e placas contendo licenciamento, porém sem sucesso. Diante dos fatos, os policiais militares se dirigiram à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base nos artigos 39 e 48 da lei de crimes ambientais.

Em Angra dos Reis, a população pode denunciar qualquer crime contra o meio ambiente ao Linha Verde, do Disque Denúncia, através do telefone 0300 253 1177 ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente