17/03/2023

As aves apreendidas foram levadas ao CETAS, em Seropédica

Pássaros são resgatados de cativeiro em Maricá, após denúncia ao Linha Verde

Pássaros são resgatados de cativeiro em Maricá, após denúncia ao Linha Verde

Quatro pássaros da fauna silvestre brasileira foram resgatados de cativeiro nesta sexta-feira (17), em Maricá, na região metropolitana, após policiais militares da 6ª UPAm terem ido averiguar denúncia do Linha Verde (2253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre guarda de animais silvestres.



OS agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Tiririca procederam à Rua Vereador Toninho do Birinight, em Itaipuaçu, onde no local denunciado encontraram dois tizius, um sabiá e um trinca ferro, todos sem as anilhas de identificação junto ao IBAMA. O responsável, quando questionado, não apresentou nenhuma licença para manter os pássaros acondicionados em gaiolas. Diante dos fatos e com base no artigo 29 da lei 9605/98, os policiais da 6ª UPAm se deslocaram à 82ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Todos as aves apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde serão devolvidos ao seu habitat natural.



O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, solicita a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do Rio. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza o serviço via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.



LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente