Disque Denúncia


Pássaros silvestres são resgatados de cativeiro em Barra do Piraí após denúncia sobre comércio ilegal de aves feita ao Linha Verde


Ocorrência regstrada na 88ª DP

12/03/2023
Pássaros silvestres são resgatados de cativeiro em Barra do Piraí após denúncia sobre comércio ilegal de aves feita ao Linha Verde

A partir de uma denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177) a respeito de comércio ilegal de aves, policiais militares ambientais estiveram neste domingo (12) no município de Barra do Piraí, onde apreenderam seis pássaros da fauna silvestre brasileira que eram mantidos em cativeiro.

Os agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Concórdia, responsáveis pela averiguação das informações, estiveram na Estrada da Sede, Ipiabas e no local fizeram contato com o morador mencionado na denúncia. Durante a fiscalização, a equipe da 2ª UPAm localizou quatro trinca ferros, um tico tico e um azulão, todos sem anilhas de identificação e pendurados em gaiolas na parede da residência. Por não apresentar as licenças necessárias, os policiais deram-no ciência de crime ambiental, contido no artigo 29 da lei 9605/98 e o conduziram à 88ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Todos os pássaros serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde após tratamento serão devolvidos ao habitat natural.

O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, solicita a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do Rio. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza o serviço via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente