Disque Denúncia


Local onde ocorria extração irregular mineral é encontrado em Paraty após denúncia


No local não havia nenhuma placa indicativa de licenciamento

08/02/2023
Local onde ocorria extração irregular mineral é encontrado em Paraty após denúncia

Policiais do Comando de Polícia Ambiental encontraram nesta quarta-feira (08) a degradação ambiental de uma área com 3 mil metros quadrados em Paraty, na Costa Verde. Os agentes chegaram ao local após denúncia encaminhada pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – que mencionava a extração irregular de substância mineral.

Munidos com as informações do Linha Verde, a equipe lotada na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga procedeu à Estrada do Corisco, no bairro Coriscão, onde durante a fiscalização, encontraram o local descrito na denúncia e houve a constatação de crime ambiental, possivelmente cometido com auxílio de máquinas retroescavadeiras, que não foram encontradas durante as diligências. Por não haver nenhuma placa contendo licenciamento para a atividade, os agentes procederam à 167ª DP, onde a ocorrência foi registrada de acordo com o artigo 55 da lei 9605/98. Vale frisar que a perícia vai ser realizada em uma data futura.

Desde o início do ano, o Linha Verde já recebeu 18 denúncias sobre crimes ambientais em Paraty e, para auxiliar a polícia ambiental, o programa disponibiliza os telefones (21) 2253 1177 e 0300 253 1177, além do WhatsApp (21) 99973 1177 e o aplicativo “Disque Denúncia RJ” para denunciar qualquer tipo de ilícito cometido contra o meio ambiente.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente