Disque Denúncia


5ª UPAm resgata pássaros de cativeiro em Cachoeiras de Macacu após denúncia


Ocorrência registrada na 159ª DP

07/02/2023
5ª UPAm resgata pássaros de cativeiro em Cachoeiras de Macacu após denúncia

Quatro coleiros e um sabiá laranja foram resgatados de cativeiro neste segunda-feira (06) no município de Cachoeiras de Macacu, a partir de uma denúncia sobre crime ambiental encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177) à policiais do Comando de Polícia Ambiental (CPAm).

Quando em deslocamento a fim de averiguar as informações, agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos passavam pela Avenida Castelo Branco, no Valério, onde havia denúncia sobre comércio de aves no interior de uma residência. A equipe da 5ª UPAm foi ao local e, durante fiscalização identificaram cinco gaiolas contendo pássaros da fauna silvestre brasileira. O responsável pelos animais foi questionado acerca das licenças necessárias para mantê-los acondicionados em gaiolas, mas informou não as possuir. Diante dos fatos e com base no artigo 29 da lei de crimes ambientais, os agentes procederam à 159ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, solicita a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do Rio. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza o serviço via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente