Disque Denúncia


Quadrilha que aplicava golpe do falso empréstimo consignado em São Gonçalo é desarticulada com a ajuda do Disque Denúncia


Nove pessoas, que faziam parte da organização criminosa, foram presas

25/01/2023
Quadrilha que aplicava golpe do falso empréstimo consignado em São Gonçalo é desarticulada com a ajuda do Disque Denúncia

Após informações repassadas pelo Disque Denúncia, policiais da 72ª DP (São Gonçalo) prenderam em flagrante, na tarde de ontem (24), nove pessoas suspeitas de integrarem uma organização criminosa que aplicava golpes do falso empréstimo consignado, no Centro de São Gonçalo.

Na chegada ao local, os agentes encontraram "call center", onde os suspeitos trabalhavam oferecendo empréstimos consignados e renovação de contratos por meio de contatos telefônicos.

De acordo com a polícia, diversas anotações de movimentação financeira, assim como um passo a passo do modo de operação da quadrilha, como uma espécie de roteiro de como as atendentes deveriam agir para convencer as vítimas a aceitarem os empréstimos, foram apreendidas no local.

Ainda segundo a distrital, o golpe consistia em consultar um banco de dados de clientes bancários, analisar empréstimos e margem disponível e, através de contato telefônico, tentar convencer a vítima com supostas vantagens oferecidas, geralmente, para refinanciar o valor do empréstimo com juros menores, diminuindo o valor da parcela - sendo que os valores não eram creditados na conta das vítimas ou, quando creditados, elas aceitavam devolver o valor, ficando com uma parte pequena do empréstimo em troca de o escritório firmar o compromisso de pagar as parcelas vencidas. Posteriormente, após duas ou três prestações pagas, a empresa deixava de quitar as cotas, ficando a vítima com toda a dívida, aumentada de juros e correção monetária.

De forma informal, os funcionários relataram aos policiais saberem que se tratava de um golpe; sendo, inclusive, visto em uma das anotações a afirmação “Já foi vítima de um golpe!”. As investigações seguirão para identificar as empresas envolvidas no esquema fraudulento e os respectivos chefes da quadrilha - concluiu a polícia.

 

Foto: Divlugação 


Denuncie a ação de criminosos ao Disque Denúncia:

Central de atendimento - 21.2253 1177
WhatsApp - 21.99973 1177
Aplicativo - Disque Denúncia RJ

O anonimato é garantido.