Disque Denúncia


Polícia ambiental identifica poluição do solo e das águas em Barra do Piraí com auxílio de informações do Linha Verde


Ocorrência registrada na 88ª DP

12/01/2023
Polícia ambiental identifica poluição do solo e das águas em Barra do Piraí com auxílio de informações do Linha Verde

Uma informação repassada ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – na qual mencionava a poluição do solo e das águas de um córrego, levou policiais do Comando de Polícia Ambiental nesta quinta-feira (12) ao município de Barra do Piraí, onde os agentes identificaram a degradação ambiental de uma área com 3 mil metros quadrados dentro de um condomínio industrial.

Munidos com a denúncia do Linha Verde, a equipe da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Concórdia procedeu à Estrada Raimundo Padilha, no bairro Santa Cecília, e no interior de uma empresa, observaram o armazenamento incorreto de óleo e areia de fundição, na qual com as fortes chuvas dos últimos dias, o material escorria diretamente para os bueiros existentes, poluindo toda a rede fluvial. Outra empresa que também fica no interior do condomínio industrial, apresentou a licença de operação com validade até o ano de 2032, emitida pela Secretaria de Meio Ambiente de Barra do Piraí e uma outra licença por parte do INEA, referente a destinação dos produtos da empresa. Diante dos fatos, os policiais da 2ª UPAm fizeram registro fotográfico do material exposto ao solo além do escoado pelas redes fluviais e, após dada ciência de crime ambiental conforme artigo 54 da lei 9605/98, os policiais conduziram o responsável pela primeira empresa à 88ª DP, onde foi gerado um auto de constatação e a ocorrência foi registrada.

O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, solicita a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do Rio. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza o serviço via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente