Disque Denúncia


Polícia apreende pássaros da fauna silvestre brasileira de cativeiro em Guaratiba


As aves foram transportadas ao CETAS, em Seropédica

22/12/2022
Polícia apreende pássaros da fauna silvestre brasileira de cativeiro em Guaratiba

Nesta quinta-feira (22) policiais militares do Comando de Polícia Ambiental, apreenderam 12 pássaros da fauna silvestre de cativeiro em Guaratiba, na zona oeste. Os agentes chegaram ao local após terem recebido denúncias encaminhadas pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177).

Os informes davam conta de uma residência onde o proprietário mantinha aves sem documentação e, com auxílio dessas denúncias, os agentes da 1ª UPAm procederam à Rua Chapada dos Guimarães, e durante a fiscalização, identificaram cinco trinca ferros e um coleiro, sem anilhas, além de mais três trinca ferros e três coleiros anilhados, todos dentro de gaiolas penduradas na varanda e no corredor da residência. Os policiais então perguntaram a moradora a respeito das documentações necessárias para a criação das aves, mas ela informou que eram de propriedade de seu filho e que desconhecia a questão das licenças. Após tentativas não exitosas de contato telefônico com o mesmo, os agentes recolheram os animais e procederam à 43ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 29 da lei de crimes ambientais. Cabe ressaltar que os pássaros foram levados posteriormente ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde serão devolvidos ao habitat natural.

O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, solicita a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do Rio. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza o serviço via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente