Disque Denúncia


Disque Denúncia participa do 4º Encontro Nacional de Secretários de Segurança


Evento debate as perspectivas culturais para a segurança pública municipal nos próximos anos

25/11/2022
Disque Denúncia participa do 4º Encontro Nacional de Secretários de Segurança

Secretários de segurança e gestores da área de todo o Brasil lotaram o Iate Clube Aquidabã na manhã de ontem (24) para a abertura do 4º Encontro Nacional de Secretários de Segurança e Gestores da Área; evento que segue no dia de hoje (25) com programação no Centro de Estudos Ambientais (CEA) e no Cais de Santa Luzia.

A abertura do evento contou com secretários, adjuntos, comandantes e chefes de gabinetes, bem como instituições e autoridades da área da segurança e afins, entre elas o Disque Denúncia. O tema central do evento, intitulado “O desafio de ampliar a cultura de segurança pública no cenário atual”, permeou a maioria das falas dos profissionais envolvidos no encontro.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Douglas Ferreira Barbosa, todas as regiões do país estão representadas, num cenário onde está sendo discutido o avanço e a ampliação da segurança pública na atualidade. 

Pessoas de várias regiões do Brasil contribuindo com palestras, compartilhando suas experiências, além de debates e apresentações de projetos de sucesso.

Diversas autoridades municipais e nacionais subiram ao palco do Aquidabã para discursarem durante abertura do evento, que ainda contou com a apresentação da banda do Colégio Naval e de alunos da Escola Cívico-Militar Remo Baral Filho.
 


O evento também conta com um polo de negócios com apresentações culturais e workshop de instituições de segurança, participação de empresas da área, equipamentos e tecnologias, entre outros.

Durante a programação no Cais de Santa Luzia acontece também exposição de fotos, equipamentos e viaturas dos seguintes órgãos e instituições: Polícia militar 33°, CPAM, Polícia Civil 166°, Bombeiro, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Portuária, Defesa Civil, Lei Seca, Turisangra, SAMU, Disque Denúncia, SSP, PROERD, Core/esquadrão antibomba da Polícia Civil e Bope PM. 
 


 

A cidade de Angra foi escolhida para sediar o evento devido o efetivo combate ao crime organizado entre 2017 e 2019 quando a o município viveu momentos de extrema violência. Ações integradas do Comando da Polícia Miliar, Polícia Civil, prefeitura e a base de dados do Disque Denúncia reduziram a criminalidade em mais de 30%.

Dados do Disque Denúncia, apresentados durante o evento pelo coordenador do Disque Denúncia e diretor do Instituto MovRio, Renato Almeida, revelam a importância da parceria com órgãos do setor de segurança pública do Estado do Rio. Com base nas denúncias recebidas pelo Disque Denúncia, as polícias civil e militar retiraram mais de 41 mil armas, 31 toneladas de drogas e 60 mil munições das mãos dos criminosos nos últimos 30 anos.
 


 

A parceria do Disque Denúncia com a Prefeitura de Angra dos Reis - Disque Denúncia Cidades -, que já dura quatro anos, auxiliou os órgãos de Segurança Pública a retirar mais de 100 armas das mãos das facções do crime organizado. 
Foram mais de 80 pistolas e revólveres, 18 fuzis e 23 granadas. 

Para além do Tráfico de Drogas, responsável por 2.420 denúncias, ainda foram registradas 1.357 denúncias sobre crimes ambientais; 675 contra a pessoa; e 235 sobre a localização de foragidos. 

"Antes do Disque Denúncia Cidades ser implantado em Angra, a cidade registrava apenas 402 denúncias nos órgãos de segurança entre 2017 e 2018. Quando entramos com o programa, mais que dobramos os números, atingindo 1.080 denúncias entre 2018 e 2019. Isso mostra como o Disque Denúncia é uma grande ferramenta de apoio aos órgãos de segurança e o poder público dos municípios."

Renato Almeida.

 

Renato Almeida, coordenador do Disque Denúncia e diretor do Instituto MovRio, e o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão.

 

Mostrar aos demais municípios do Sul Fluminense, que o Disque Denúncia é um grande aliado da gestão pública, é uma das ideias do diretor do Instituto MovRio.

- Tanto que ajudamos a reduzir a criminalidade em mais de 30% em aqui em Angra dos Reis. O resultado é efetivo e totalmente alinhado com as forças de segurança - concluiu Renato Almeida.

 

*Fonte de Apoio: Prefeitura de Angra e Diário do Vale