Disque Denúncia


Acusado de financiar helicóptero para tentar resgatar criminosos no Complexo de Gericinó é preso com ajuda do Disque Denúncia


O caso ocorreu em 2021, e a intenção era resgatar lideranças do tráfico de drogas do CV

22/11/2022
Acusado de financiar helicóptero para tentar resgatar criminosos no Complexo de Gericinó é preso com ajuda do Disque Denúncia

Policiais Penais da Divisão de Recaptura (RECAP), da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP), após informações repassadas pelo Disque Denúncia e com apoio do 22ª DP (Penha), prenderam na tarde desta terça-feira (22), Gerlan Dias da Silva, de 26 anos. 

De acordo com a polícia, ele é um dos envolvidos no sequestro de um helicóptero, em setembro de 2021 - com a intenção de resgatar lideranças do Comando Vermelho, que seriam transferidas do Complexo de Gericinó, em Bangu, Zona Norte do Rio, para presídios federais - e foi localizado na Rua Presidente Craveiro Lopes, no Barreto, em Niterói, Região Metropolitana do Rio.

Contra ele, havia um mandado de prisão, expedido pela 2ª Vara Federal de Niterói, pelos crimes de Sequestro, Facilitar Fuga de Presos, Expor Perigo a Embarcação ou Aeronave, entre outros. 

De acordo com as investigações, Gerlan teria efetuado o pagamento de R$ 14,5 mil pela locação do helicóptero do tipo Esquilo. Ele aparece em imagens das câmeras de segurança no heliponto da Lagoa e na ponte Rio-Niterói. 

Quem comandava a aeronave era um piloto da Polícia Civil. Ele foi rendido por criminosos ao decolar de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio. O piloto contou que assim que levantou voo, os dois tripulantes anunciaram o sequestro e um deles estava armado com uma pistola. Na tentativa de evitar o pouso no presídio, conforme mandado pelos criminosos, a vítima levou a aeronave para o Batalhão de Bangu (14º BPM), que fica ao lado do complexo penitenciário. 

Após receber voz de prisão, Gerlan foi conduzido até a 22ª DP (Penha) para o cumprimento do mandado. Em seguida, será encaminhado para uma unidade prisional da SEAP, onde ficará à disposição da Justiça. 
 

Denuncie a localização de foragidos da Justiça, de forma anônima, ao Disque Denúncia:

Central de atendimento21.2253 1177
WhatsApp: 21.99973 1177
Aplicativo: Disque Denúncia RJ