Disque Denúncia


Denúncias do Linha Verde levam DPMA a carvoaria clandestina em Duque de Caxias


O fato ocorreu nesta quinta-feira 

16/09/2022
Denúncias do Linha Verde levam DPMA a carvoaria clandestina em Duque de Caxias

Através de diversas denúncias encaminhadas pelo Linha Verde (2253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – policiais da DPMA estouraram nesta quinta-feira (15) duas carvoarias clandestinas no Parque Capivari, em Duque de Caxias, na baixada fluminense. OS proprietários foram presos.

No local foram encontrados dois trabalhadores, sendo um deles menor de idade, sem vínculo empregatício e, consequentemente, sem os direitos trabalhistas e previdenciários assegurados. O menor foi afastado das funções e vai ser encaminhado para a Aprendizagem Profissional.

Localizadas no Parque do Capivari, as carvoarias não tinham fornecimento gratuito de equipamentos de proteção individual ou registro em Carteira de Trabalho. As empresas foram notificadas pela Auditoria-Fiscal do Trabalho e vão ser autuadas. Empregadores e funcionários foram prestar depoimento na Delegacia de Proteção do Meio Ambiente (DPMA). Os contratantes também foram convocados para uma audiência na Procuradoria do Trabalho no Município em Nova Iguaçu. O carvão fabricado também não tinha licença ou origem comprovada. Os trabalhadores foram multados pela fabricação. Vale frisar que as denúncias sobre carvoaria clandestina dobraram em 2022 se comparado ao mesmo período do ano passado. Somente até o final de agosto, já foram cadastradas 29 informações sobre o tema.

O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, solicita a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do Rio. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza o serviço via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente