Disque Denúncia


Fiscalização da 4ª UPAm resulta em resgate de canário da terra verdadeiro em Itaguaí


Ocorrência registrada na 50ª DP

06/09/2022
Fiscalização da 4ª UPAm resulta em resgate de canário da terra verdadeiro em Itaguaí

Nesta terça-feira (06) a partir de uma denúncia sobre guarda ilegal de animais silvestres feita ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), policiais militares ambientais estiveram no município de Itaguaí, onde identificaram uma residência cujos proprietários possuíam quatro aves mantidas em cativeiro.

Os agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, se deslocaram à Estrada Engenheiro Ivan Mundin, no bairro Leandro, e na residência denunciada, após autorização da moradora, encontrou um canário da terra verdadeiro (Sicalis flaveola), duas calopsitas e um argaponis. Esses três últimos, segundo os agentes da 4ª UPAm, estavam bem cuidados e não necessitam de anilhas de identificação de acordo com a lei, porém, o canário da terra verdadeiro também estava sem a anilha e por ser um pássaro da fauna silvestre brasileira, o mesmo precisaria ter. Como durante a fiscalização a proprietária não apresentou as licenças necessárias, os policiais apreenderam o animal e procederam com a acusada à 50ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, solicita a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do Rio. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza o serviço via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente