Disque Denúncia


Denúncia de caça ilegal feita ao Linha Verde leva polícia a resgatar 15 pássaros de cativeiro em Sumidouro 


A denúncia mencionava a residência de caçadores de pássaros silvestres

24/08/2022
Denúncia de caça ilegal feita ao Linha Verde leva polícia a resgatar 15 pássaros de cativeiro em Sumidouro 

Uma informação recebida pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente - a respeito de caçadores de pássaros silvestres no município de Sumidouro, que após caça ilegal vendiam os animais, foi a responsável pelo resgate de 15 aves nesta quarta-feira (24) na Estrada do Túnel, no bairro Murinele.

Munidos com as informações, os policiais lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos foram no primeiro de três imóveis citados na denúncia, onde verificaram a existência de seis gaiolas na varanda, contendo quatro trinca ferros e dois coleiros e dois viveiros no terraço do imóvel, com mais dois trinca ferros. O responsável pelos animais informou aos agentes não ter as licenças específicas para criação dos animais. Durante fiscalização no segundo imóvel denunciado, a equipe da 5ª UPAm encontrou dois trinca ferros e três coleiros, mas o dono dos pássaros também afirmou não ter a documentação necessárias para mantê-los acondicionados. Em sequência, os policiais militares se dirigiram à terceira casa mencionada na denúncia e o proprietário informou ter dois trinca ferros, porém estariam na casa de sua companheira e como os anteriores, não havia nenhum documento pertinente para criar as aves. Por infringirem o artigo 29 da lei de crimes ambientais, os policiais procederam à 111ª DP, onde a ocorrência foi registrada, sendo todos os animais encaminhados à sede da 5ª UPAm, onde após avaliação do veterinário, os pássaros deverão ser devolvidos ao habitat natural.

O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, solicita a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do RJ. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza o serviço via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente