Disque Denúncia


Informação do Linha Verde auxilia polícia na localização de corte irregular de árvores em terreno de Angra dos Reis


No local não havia placas de licenciamento

21/12/2021
Informação do Linha Verde auxilia polícia na localização de corte irregular de árvores em terreno de Angra dos Reis

Uma denúncia sobre extração irregular de árvores feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – levou a polícia ambiental nesta terça-feira (21) ao município de Angra dos Reis, onde foi verificada a existência de uma área degradada de 2.300 metros quadrados na Gamboa do Belém.

Munidos com as informações do Linha Verde, os agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga estiveram na Rua Porto Caieiras onde durante a fiscalização, observaram ao lado de um condomínio, um terreno delimitado com arames farpados, além do corte de diversas árvores de pequeno, médio e grande porte na zona costeira do terreno. A denúncia informava que a extração das árvores seria necessária para que fossem realizadas construções irregulares naquele local e, segundo a equipe da 4ª UPAm, não foram encontradas placas contendo informações de licenciamento e tampouco os responsáveis pelo ilícito. Com base então no artigo 39 da lei de crimes ambientais, os policiais procederam à delegacia da cidade para o registro da ocorrência.  

Dados do programa Linha Verde mostram que até o dia de ontem, foram feitas 473 denúncias sobre crimes ambientais em Angra dos Reis, superando as 347 do último ano. Deste montante, 104 foram sobre construção irregular, 85 sobre desmatamento florestal e 70 de extração irregular de árvores.

Vale reforçar que a população pode contribuir com o trabalho das autoridades, denunciando qualquer ilícito contra o meio ambiente em Angra dos Reis através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente