Disque Denúncia


20 pássaros silvestres são resgatados de cativeiro por policiais da 1ª UPAm


As aves foram encaminhadas ao CETAS

05/10/2021
20 pássaros silvestres são resgatados de cativeiro por policiais da 1ª UPAm

Vinte pássaros da fauna silvestre brasileira foram resgatados de cativeiro nesta segunda-feira (04) no município de Nova Iguaçu, na baixada fluminense, após policiais militares do Comando de Polícia Ambiental terem ido verificar uma denúncia sobre guarda de animais silvestres encaminhada pelo programa Linha Verde (0300 253 1177), do Disque Denúncia.

Segundo os agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca, responsáveis pelo cumprimento da ordem de policiamento a fim de averiguar as informações, a fiscalização ocorreu em uma residência localizada na Rua Zênith Gomes Braga, em Austin. Chegando no imóvel, os policiais da 1ª UPAm foram recebidos pelo proprietário, que ao ser perguntado a respeito da denúncia, levou a equipe ao local onde criava os pássaros. Foram encontradas 13 gaiolas e 20 pássaros, mas nenhum com anilha de nidificação e tampouco havia documento com autorização para a criação das aves em cativeiro. Desta forma, os agentes procederam à 58ª DP, onde a ocorrência foi registrada de acordo com o artigo 29 da lei de crimes ambientais. Todos os pássaros foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, onde após tratamento serão devolvidos ao seu habitat natural. Somente neste ano, o programa Linha Verde já recebeu mais de 777 denúncias que falavam sobre guarda de animais silvestres.

O programa reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente